terça-feira, 25 de agosto de 2015

PLANO DE AULA - FRAÇÕES

JOGANDO COM AS FRAÇÕES

Escola Municipal Guaraci Mendes (Tailândia-PA)
Curso: Ensino Fundamental II
Disciplina: Matemática
Carga horária: 45 min
Série: 6º Ano
Ano: 2015
Professor: Giancarlo S. S. Pereira



Objetivo geral
Relembrar tópicos de frações como parte de uma figura trabalhados durante o 3º bimestre.

Objetivos específicos
# Revisar os conceitos de como representar uma fração a partir de uma figura;
# Revisar os conceitos de como desenhar uma figura a partir de uma fração;
# Revisar os conceitos de leitura das frações;
# Estabelecer relações entre os conteúdos estudados e os recursos apresentados no jogo Dominó de Frações;
# Reforçar seus conhecimentos através do raciocínio e da interatividade com os colegas.
 
Conteúdo programático
# Frações: algumas ideias associadas a fração;

Metodologia
Como metodologia utilizamos o jogo Dominó de Frações como recurso pedagógico concreto, no qual o aluno tem a oportunidade de elevar seus pensamentos a problemas relacionados a identificação de frações a partir de uma figura o vice-versa. A utilização dos jogos como recurso pedagógico aumenta o foco dos alunos, já que estes recursos aproximam-se de sua realidade.

Avaliação

Esta atividade tem como principal função uma retomada de conceitos. Não é necessário se atribuir a ela uma pontuação. No entanto, ao final, faremos um debate para discutirmos as experiências positivas e as dificuldades apresentados na identificação das peças.

Registro da aula

Figura 1: Alunos jogando dominó  de frações.


Figura 2: Alunos jogando dominó  de frações.


Figura 3: Alunos jogando dominó  de frações.


Figura 3: Alunos jogando dominó  de frações.


Figura 4: Alunos jogando dominó  de frações.

Um comentário:

Postagens populares